segunda-feira, 18 de abril de 2011

Gastronomia e a Obesidade


Gastronomia e a Obesidade

Por muito tempo as pessoas acreditavam que para um alimento ser saboroso ele deveria ser extremamente gorduroso e calórico, de preferência rico em carboidratos e gorduras.

Alimentos ditos saudáveis, como verduras, frutas e legumes eram taxados como insossos e não apetitosos adequados apenas para ração animal.

Em Workshop no Brasil o Chef Francês Pierre Troisgois comentou sobre essa modificação que a Gastronomia Tradicional está tendo de fazer. A Culinária Clássica Francesa primava muito pelo uso de gorduras de origem animal e vegetal.

Antigamente as pessoas não viviam por muitos anos, então não havia essa preocupação. Como aumento da longevidade, sedentarismo e doenças provocadas pela alimentação, como por exemplo, diabete, hipertensão, a mentalidade dos Grandes Cozinheiros está tendo se ser reavaliada.

Mas o peso não tem nenhuma relação com a saúde, comer grandes quantidades de alimentos não quer dizer que está fazendo uma boa ingestão de vitaminas e minerais. Pelo contrário, normalmente é inverso. Quanto maior o peso e ingestão de calorias, mais baixas são as taxas dentro do organismo.

O grande paradigma atual é provar que pode se alimentar de maneira saudável e saborosa, primando por métodos de cocção mais leves e alimentos corretos e de paladar agradável .
A gastronomia pode ser inserida como forma de saúde , usando toda sua base teórica para elaboração de pratos de qualidade.

Quanto mais colorido o prato for mais nutritivo e atraente ele será. Se for preparado de forma correta terá um grande aproveitamento de seus nutrientes.
O cozimento de verduras e legumes no vapor onde há reduzida perda de suas propriedades, os assados e grelhados onde há pouca adição de gordura. O contraste de consistências que auxiliam na saciedade e satisfação. Aliemntos crús além de fibras forçam a mastigação que leva a uma saciedade mais rápida.

A própria filosofia Slow Food tem sido inserida nesse meio como forma de uma reeducação alimentar, trazendo o prazer a ritualização nas refeições.
Uma apresentação colorida e agradável abre o apetite e retorna o ato de se alimentar um prazer e não uma compulsão.

Roberta Cury
Gastróloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...